Batata Doce

Originalmente a batata doce é proveniente da América Central e do Sul. Sua cor, forma e tamanho variam de acordo com a espécie, que chega a ter mais de 400 tipos. Este tubérculo é rico em diversos nutrientes e antioxidantes, contendo sódio, zinco, ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas K, C, B, E e A. Como alimento, considera-se uma excelente fonte de betacaroteno e antocianina, compostos naturais benéficos ao organismo.

Podemos citar como benefícios da batata doce, que é coadjuvante no ganho de massa muscular pois suas fibras ajudam a queimar gorduras, controlar o apetite, realizar a digestão e reconstruir os músculos. Enquanto o potássio desempenha o papel no equilÍbrio de eletrólitos, controle muscular e funções nervosas.

 

Tabela nutricional porção 100g                % VD (*)

Calorias (valor energético) 118 kcal       5,9 %

Pontos*                                   3                   -

Carboidratos                          28,2 g           9,4 %

Proteínas                                1,3 g             1,73 %

Gorduras totais                      0,1 g             0,18 %

Gorduras saturadas               0 g                0 %

Fibra alimentar                      2,6 g             10,4 %

Sódio                                      9 mg             0,38 %

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Ajuda na perda de peso devido sua propriedade de reduzir e regular o açúcar do sangue, os picos de insulina e a gordura abdominal. Este alimento possui baixa quantidade de calorias, médios índices glicêmicos e é rico em fibras. Por ser absorvida de forma lenta no aparelho digestivo, ajudam no controle do apetite e sinais de fome.

 

Também atuam na prevenção do câncer. Estudos têm sugerido que o beta caroteno pode reduzir o risco de câncer de próstata em homens, câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa.

 

Saúde do coração e combate ao estresse. A vitamina B6 e o potássio, presentes na batata doce atuam na diminuição da homocisteína no sangue e na redução da pressão arterial. O magnésio, mineral também presente no tubérculo, promove o relaxamento e melhora do humor. Também atua na saúde das artérias, do sangue, ossos, músculos e nervos.

 

A Legumina é referência no mercado de hortifrútis.  Trabalhamos com diversos tipos de batata doce, tais como  batata doce jerimum e batata doce branca.

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